domingo, 20 de janeiro de 2013

Carlos Magro
Apresentação


O Especialista

Ofereceu-se como voluntário para servir na Força Aérea Portuguesa, onde cumpriu 6 anos de serviço militar, assim distribuídos:
- 1969/1970 - Ota/Tancos;
- 1970/1972 - Angola;
- 1973/1974 - Tancos/S. Jacinto.

Iniciou o serviço militar em Janeiro de 1969 na Base Aérea nº.2 Ota, onde permaneceu durante um ano, tendo efectuado uma recruta de três meses, após o que recebeu formação de mecânico de material aéreo.

Em finais de 1969 foi colocado na Base Aérea nº.3 em Tancos tendo sido enviado, em Fevereiro de 1970, para as "OGMA" - Oficinas Gerais de Material Aeronáutico, a fim de receber formação em mecânica de helicópteros "Alouette III", regressando à BA3 - Tancos, em finais de Março desde mesmo ano.

Em Junho foi mobilizado para Angola mas, entretanto, sofreu um acidente com a hélice de uma avioneta "Dornier" e foi internado no Hospital Militar de Tomar, antigo "Convento dos Templários", onde permaneceu durante cerca de três meses, após o que foi presente a junta médica no Hospital Militar Principal, em Lisboa, onde permaneceu durante mais cerca de 45 dias.

A 17 de Dezembro de 1970 viajou, então, para Luanda a bordo de um cargueiro DC6 que, após 8 horas de voo, fez uma pequena escala no Aeroporto de Bissalanca (Bissau - Guiné) para reabastecimento que durou cerca de 25 minutos, após o que reiniciou a viagem rumo à Base Aérea nº 9 - Luanda, onde aterrou cerca de 18h30m após ter descolado do Aeroporto de Figo Maduro - Lisboa.



A AB-4 - Henrique de Carvalho

Colocado na Base Aérea nº.9, na manutenção dos PV2 (???), estes em Fevereiro foram transferidos para a AB4 (Aeródromo Base Nº.4), em Henrique de Carvalho.
Uma vez que possuía formação em helicópteros tentou manter colocação em Luanda, o que não conseguiu, seguindo então para a AB-4, onde permaneceu até finais de Junho de 1971, após o que seguiu para o Aeródromo de Recurso, no Luso e onde permaneceu até 22 de Dezembro de 1972.



Luso -ZML - 1972

No Luso (Leste de Angola), já na manutenção de helicópteros, neles voou para diversos locais, nomeadamente: Lumege, Cazage, Luacano, Ninda, Cuito Canavale, Gago Coutinho, Leua, Chiume, Chilombo, Chafinda, Cazombo, C.Cassai, Mutumbo, Cancumbe etc.etc., tendo vivido várias peripécias e episódios que relatará mais à fente.



BA7 - S. Jacinto

Regressando à Metrópole a 28 de Dezembro de 1972, é colocado novamente na BA3, em Tancos.
Em Maio de 1973 requer transferência para a Base Aérea nº.7 em S.Jacinto, o que lhe foi concedido e onde permanece até Outubro de 1974, data em que passa à situação de disponibilidade.









HINO DOS SALTIMBANCOS
Esquadra de Helicópteros 401 - Angola
(onde prestou serviço o ex-Cabo Especialista da FAP - Carlos Magro)
Letra/musica:Franklim/Fernando Pina Slideshow: HINO’s trip to Angola was created with TripAdvisor TripWow!






Sem comentários:

Enviar um comentário