Sobre

O AUTOR DESTE BLOGUE



Eu, Abílio Valente Lamares Magro, nascido no ano de 1951, ando cá neste Mundo há já alguns anitos, muitos dos quais (trinta) dedicados à programação informática, como hobby.

Com efeito, logo que apareceram os primeiros computadores pessoais 'ZX Spectrum' (grande máquina com 48Kb de RAM!) me apaixonei pela programação informática e naquele pequeno e muito limitado computador iniciei-me nessa programação, elaborando pequenos programas em BASIC (Beginner's All-purpose Symbolic Instruction Code - Código de Instruções Simbólicas de Uso Geral para Principiantes).

Naquela época ainda não dispúnhamos de Internet, nem de todo o seu manancial de informação que dispomos hoje.

Para quem, como eu, se quisesse aventurar nestas lides informáticas, necessitava portanto, de adquirir literatura sobre a matéria, que nessa altura não abundava.

No entanto, o manual de utilizador de ZX Spectrum dava algumas dicas sobre linguagem BASIC e assim me iniciei nela, constatando pouco tempo depois que 48 Kb de memória RAM eram insuficientes para correr programas mais elaborados que, entretanto, ia construindo, mas como a paixão já era grande, não desisti e acabei por ter acesso a um livro sobre programação em "código máquina" que, embora muito mais difícil, me apaixonou ainda mais face à rapidez obtida na execução dos programas elaborados nessa linguagem.

Entretanto, a informática evoluiu a uma velocidade super-sónica e apareceram novos PC's, com mais capacidades, novos sistemas operativos e software; a Internet, o Lotus 123, depois o QuatroPro com o Qbasic, etc. e por fim, o Excel com possibilidades de criar macros em VBA (Visual Basic for Applications).

Em todas essas etapas lá me fui actualizando, agora com grande apoio da Internet, acabando por adquirir alguns conhecimentos em várias linguagens de programação; Pascal (muito pouco), VBasic, VBA, HTML, PHP, CSS, etc., conhecimentos esses de que me socorro para elaborar alguns programas, uns totalmente de raiz; Akademia do Garfo & Faca e Guanabara Futebol Clube e outros aproveitando alguma da tecnologia do WordPress e do Blogger; Cerveja Artesanal, Genealogia da Família Magro e este blogue dos "Magros do Capim". Nestes últimos acrescento alguns scripts/CSS's elaborados por mim, que produziram os resultados que se apresentam.

E quando me refiro a resultados, não estou a pensar na forma, mas sim no conteúdo, isto é: não me preocupo muito com o aspecto, mas sim com os dados e os processos de os trabalhar e apresentar.

No caso deste blogue houve necessidade de acrescentar alguma programação em PHP, contudo, não sendo um expert informático na óptica do programador, mas apenas um 'habilidoso' que aproveita os poucos conhecimentos que tem nesta área para fazer umas 'coisitas' que julga melhorarem a "navegação" nos sites e blogues que vai publicando na net, espera a vossa compreensão para qualquer "gatito" que por aí apareça.
Obrigado,

AM