Sobre

O AUTOR DESTE BLOGUE



Eu, Abílio Valente Lamares Magro, tendo nascido no ano de 1951, ando cá neste Mundo há já alguns anitos, muitos dos quais (mais de 30) dedicados à programação informática, como hobby.

Com efeito, logo que apareceram os primeiros computadores pessoais 'ZX Spectrum' (grande máquina com 48Kb de RAM!) me apaixonei pela programação informática e naquele pequeno e muito limitado computador iniciei-me nessa programação, elaborando pequenos programas em BASIC (Beginner's All-purpose Symbolic Instruction Code - Código de Instruções Simbólicas de Uso Geral para Principiantes).

Naquela época ainda não dispúnhamos de Internet, nem de todo o seu manancial de informação que dispomos hoje.

Para quem, como eu, se quisesse aventurar nestas lides informáticas necessitava, portanto, de adquirir literatura sobre a matéria, que nessa altura não abundava.

No entanto, o manual de utilizador do ZX Spectrum dava algumas dicas sobre linguagem BASIC e assim me iniciei nela, constatando pouco tempo depois que 48 Kb de memória RAM eram insuficientes para correr programas mais elaborados que entretanto ia construindo, mas como a paixão já era grande, não desisti e acabei por ter acesso a um livro sobre programação em "código máquina" que, embora muito mais difícil, me apaixonou ainda mais face à rapidez obtida na execução dos programas elaborados nessa linguagem.

Entretanto, a informática evoluiu a uma velocidade super-sónica e apareceram novos PC's, com mais capacidades, novos sistemas operativos e software; a Internet, o Lotus 123, depois o QuatroPro com o Qbasic, etc. e por fim, o Excel com possibilidades de criar macros em VBA (Visual Basic for Applications).

Em todas essas etapas lá me fui actualizando, agora com grande apoio da Internet, acabando por adquirir alguns conhecimentos em várias linguagens de programação; Pascal (muito pouco), VBasic, VBA, HTML, PHP, CSS, etc., conhecimentos esses de que me socorro para elaborar alguns programas, uns totalmente de raiz; Genealogia da Família Magro, Cerveja Artesanal, Akademia do Garfo & Faca, Guanabara Futebol Clube, e outros aproveitando alguma da tecnologia do Blogger como este blogue dos "Magros do Capim" e o Jornal de Tretas. Nestes últimos acrescento alguns scripts/CSS's elaborados por mim, que produziram os resultados que se apresentam.

E quando me refiro a resultados, não estou a pensar na forma, mas sim no conteúdo, isto é: não me preocupo muito com o aspecto, mas sim com os dados e os processos de os trabalhar e apresentar.

No caso deste blogue houve necessidade de acrescentar alguma programação em PHP, contudo, não sendo um expert informático na óptica do programador, mas apenas um 'habilidoso' que aproveita os poucos conhecimentos que tem nesta área para fazer umas 'coisitas' que julga melhorarem a "navegação" nos sites e blogues que vai publicando na net, espera a vossa compreensão para qualquer "gatito" que por aí apareça.
Obrigado,

AM






6 comentários:

  1. Caro Abílio Magro, vim hoje pela primeira vez ao teu (vosso) Blogue. Desde já os meus parabéns pela apresentação e arrumo do mesmo. Queria mesmo era comentar particularmente o ZX Spectrum. Na verdade o meu era um 16K que entretanto avariou e levou um upgrade que o transformou num 48K. Julgo que ainda existe numa vitrina algures em Leira.

    ResponderEliminar
  2. Também quero agradecer a generosidade da família Magro por disponibilizar o seu livro aos leitores deste Blogue. A Família Magro será caso único em todo o mundo e em todas as guerras. Que esteja no melhor lugar do Céu a Exma. Segunda Comandante, Senhora Dona Adelina Valente, depois de tanto sofrimento, de tantas despedidas sem a certeza do regresso e pelas horas de incerteza vividas ao longo de tantos anos. Curvo-me perante a sua memória.

    ResponderEliminar
  3. Olá! Fiquei hoje a conhecer o seu blogue. Andava à procura de uma expressão que usava, quando jovem, em Angola e queria confirmá-la: "Toma e embrulha que é para o Niassa!" Mas não encontro! Será que não era bem assim?
    Grata pelo seu/vosso testemunho de/por África. Traumas à parte, muito me ri com "Patrulhamentos no Cupilom"!
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Artemisa Coimbra, conheço bem a expressão "Toma e embrulha" que era usada no lugar de "Toma lá que é para aprenderes!". Mais do que isto não sei.
      Abraço

      Eliminar